9 motivos para dar atenção ao manual do veículo

Você tem o costume de ler o manual do seu veículo? Não? Bem, você não está sozinho nessa! A maioria das pessoas também não o fazem!

Apesar de poucos terem o hábito de conferir as instruções que as montadoras passam, o manual é de grande importância, principalmente se o seu veículo for zero quilômetro.

Alguns instantes de atenção dados ao manual pode informar você sobre a manutenção, a segurança e até mesmo personalização do veículo; também evita que você perca a garantia contratual ou provoque danos em seu carro!

Separamos para você 9 motivos para ler o manual do seu veículo!

1 – Índice
Comece pelo índice! Por ele, você vai conseguir localizar facilmente o assunto específico que você precisa saber sobre o seu veículo. E não deixe de conferir todos os livretos que vêm juntos com o manual, já que algumas informações podem estar nele.

2 – Informações básicas
Leia sobre as informações básicas de funcionamento do veículo, como a maneira que os para-brisas funcionam ou como ativar luzes automáticas, entre outras coisas nessa linha de informação, reforçando-as em sua memória para que você não corra o risco de mexer em nada de forma errada.

3 – Revisão por km/tempo
A quilometragem ou tempo de revisão varia de cada fabricante. É importante que essas revisões sejam feitas no tempo certo e devidamente anotadas. Assim, caso ocorra algum problema e seja necessário acionar a garantia para corrigir, você não precisará ter algum gasto a mais por isso.

4 – Manutenção
O manual também informa sobre tarefas rotineiras do veículo, fornecendo um cronograma de manutenção, como a verificação de óleo, troca do filtro de ar ou das lâmpadas dos faróis, calibragem do pneu, substituição das velas de ignição, entre outras coisas.

5 – Usar sempre marcas recomendadas no manual
Palhetas dos limpadores, óleos, pneus, lubrificantes, entre outras peças, podem ter recomendações de reposição de marcas pela montadora.

6 – Avisos do painel
Alguns problemas no sistema do veículo são sinalizados com luzes de alerta no painel e é necessário que você saiba identificá-los. ABS, óleo e temperatura são alguns exemplos que podem acender no painel.

7 – Personalização
É muito comum a personalização de carros, porém algumas montadoras não permitem a troca de algumas peças, gerando a suspensão da garantia. Rebaixar o carro ou instalar som mais potente são alguns exemplos de personalização que suspendem a garantia. Então, antes de trocar algo do veículo, consulte o manual para confirmar as recomendações da montadora e evite personalizar durante a garantia para não ter prejuízos.

8 – Uso correto do todas funções do carro
Seu carro possui vários comandos e você não entende a maioria deles? Bem, então não vá no achismo! No manual tem explicações de todas as funções de dispositivos como desembaçador de vidro ou recirculação de ar, entre outras.

9 – Garantia
Os termos e detalhes da garantia estão no manual do seu veículo. Nele, você descobrirá como obter o serviço de garantia, peças que são ou não cobertas por ela, o que mais e por quanto tempo ela cobre.

Agora você sabe como um manual pode ser necessário durante toda vida útil do veículo. Por isso, mantenha-o sempre acessível e guardado de forma segura, à mão para quem estiver dirigindo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *