5 coisas que você precisa saber sobre a bateria do seu carro

Apesar de se tratar de um item básico para o funcionamento do carro, muitas pessoas não entendem a real importância da bateria automotiva, nem como ela funciona ou como agir nas situações adversas que normalmente ocorrem por conta do mau uso dela.

Por isso, fizemos um guia completo e simples com todas as informações úteis sobre bateria automotiva para você não ficar mais na dúvida sobre o assunto. Vamos lá?

 

01 – Para o que serve:

A bateria automotiva nada mais é do que uma acumuladora de energia e sua função é ter reserva disponível para ser entregue ao carro sempre que ele precisar, ou seja, na hora de acionar o motor de partida (ligar o carro) e para ligar qualquer item eletrônico (som, luzes internas, faróis etc).

O sistema elétrico do carro possui um alternador que recarrega a bateria quando o motor está ligado, dessa forma aquela energia sempre estará disponível, desde que você saiba como usá-la de modo correto.

 

02 – Qual a sua estrutura:

A bateria possui três componentes fundamentais para o seu funcionamento, sendo eles:

– Caixa: carcaça que envolve todos os outros componentes da bateria.
– Polo: terminações que ligam a bateria ao sistema elétrico do carro.
– Elemento acumulador: garante à bateria a função de armazenamento.

 

03 – Cuidados importantes:

A bateria automotiva é o tipo de item que ninguém dá atenção até a hora que ocorre um problema, mas é muito mais fácil e seguro usá-la corretamente, evitando que situações inesperadas aconteçam. Para isso, basta seguir algumas práticas simples de uso que certamente aumentarão a vida útil da sua bateria:

– Não usar itens eletrônicos quando o motor do carro estiver desligado;

– Desligue os itens eletrônicos do carro antes de desligar o motor;

-Desligue os itens eletrônicos do carro antes de desligar o motor.

 

04 – Como escolher:

Mesmo tomando todos os cuidados necessários com esse componente do carro, é certo que um dia a vida útil dela irá acabar e você terá que trocá-la. Nessa hora, é importante saber como escolher para não acabar comprando uma incompatível com o seu veículo. Mas, relaxa, essa escolha pode ser bem simples se você seguir estes dois passos:

– Saiba a amperagem que seu carro exige: cada componente possui determinada amperagem, isto é, capacidade de armazenamento medida por amperes/hora. Para saber essa informação, é muito simples, o próprio manual do carro leva a indicação de amperagem da montadora;

– Escolha marcas confiáveis: existem dezenas de marcas de bateria automotiva disponíveis no mercado. Escolher as mais tradicionais pode ser a opção mais cara, mas também a mais segura.

 

05 – Descarte correto:

Por último, tenha certeza de que sua bateria antiga será descartada corretamente. Por se tratar de lixo químico, baterias podem ser extremamente nocivas ao meio ambiente.

Hoje esse processo não é mais obrigação do consumidor, pois existe uma lei que responsabiliza o comerciante pelo descarte.

Na dúvida, priorize sempre lojas confiáveis! Aqui na Autopeças Lauto, além de você encontrar as melhores marcas de baterias do mercado, o Lauto Lub, um serviço especializado para o seu veículo, com mão de obra gratuita!

Passe agora mesmo em nossa loja em Mogi Guaçu e garanta a melhor bateria e o melhor atendimento para o seu veículo!

Loja Mogi Guaçu | Av. Bandeirantes, nº 90, Vila Pinheiros – 19 3019-5800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *