Dicas de cuidados para os motociclistas

O Brasil é o oitavo maior produtor mundial de motos, segundo o Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes). Só na cidade de São Paulo, a frota é de 1,1 milhão de unidades, com 1,2 milhões de motociclistas habilitados. O preço de compra é mais acessível do que o carro, o custo benefício também comparado ao carro é melhor, já que consome menos gasolina e a manutenção acaba sendo mais barata. Além de ser mais fácil de estacionar, por esses e outros motivos a motocicleta é preferência de uma parcela da população brasileira. 

Por outro lado, a moto apresenta a desvantagem de ser um dos meios de transportes mais perigosos, devido à exposição que o motociclista sofre. Segundo o relatório anual de 2019 realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a morte de motoristas que utilizam veículos de 2 a 3 rodas representa 31%. Dessa forma, cabe aos donos de motocicletas estarem atentos às necessidades e cuidados que o veículo precisa receber. 

 

Dicas de segurança 

A troca de óleo deve ser realizada regularmente. É preciso manter o motor da motocicleta sempre lubrificado, isso faz com que diminua os atritos entre as peças do motor. Seguir as recomendações do fabricante em relação ao período de trocas e ao tipo de lubrificante a ser utilizado é essencial. 

Se atente aos pneus. Pneus murchos fazem com que a motocicleta gaste mais combustível, além de desgastar rapidamente as suas bordas. Já os pneus muito cheios têm menos aderência ao solo tornando a pilotagem desconfortável por não amortecer bem os impactos. E se desgastam mais rapidamente no centro da banda de rodagem. O ideal é manter a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e calibrar os pneus toda semana ou a cada 1000 km rodados. 

A corrente precisa ser regulada e lubrificada regularmente. A peça é essencial para uma motocicleta, pois é ela que transmite a força do motor para a roda traseira. Ao lubrificar, utilize o óleo adequado. E, como última dica, se atente às revisões, a manutenção deve estar sempre em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *