Aprenda a realizar a limpeza do motor

O motor pode ou não ser lavado?

Antigamente era muito comum a prática de jatos d’água no motor dos veículos em lava-jatos, hoje em dia, estima-se que no Brasil, a partir das décadas de 80 e 90, após deixar péssimos resultados nos motores, que provocavam falhas ou deixavam sem partida, a prática foi sendo esquecida.

A limpeza do motor exige alguns cuidados, por isso deve ser realizada pontualmente em vez de jatos d’água, exige da pessoa conhecimento para que não tenha erros que possam causar mau funcionamento. Para aqueles que vivem em áreas urbanas e circulam em estradas pavimentadas deve limpar seu motor no máximo duas vezes ao ano. Já para quem mora no campo ou dirige muito em estradas de terra deve limpar o motor de seu carro a cada três meses.

Dicas para limpeza

O indicado é escolher um dia quente, pois o baixo teor de umidade ajudará o motor do carro secar mais rápido e claro, não se esqueça de deixar o motor esfriando para que não ocorra nenhum acidente.

Você precisará de alguns equipamentos e produtos, como uma escova não metálica, limpador simples e multifuncional, compressor de ar ou uma toalha limpa, fita e um saco plástico, fontes de água – se possível uma lavadora de pressão, óculos e luvas de segurança, desengraxante biodegradável para motores e chave para remover os cabos da bateria. 

É importante que você vede firmemente o fluido de freio, de direção hidráulica, líquido refrigerante e outras tampas do reservatório de líquido. Uma dica é pressionar a vareta de nível para garantir que esteja devidamente vedada. 

Isso tudo para evitar que a água entre nos fluidos, evitando assim reações químicas e degradação que podem danificar o motor.

Proteja a bateria para que ela não seja molhada e nem danificada, com o auxílio de fita adesiva e saco plástico você garante a proteção. Não é recomendado desconectar os terminais da bateria. Também é preciso cobrir sensores, conectores, terminais elétricos, recursos como unidades de controle do motor, fios de ignição, tampas de distribuidor, vela de ignição, pacotes de bobinas, alternadores e outros filtros.

Remova a sujeira 

Para remover a sujeira e o pó da superfície use um pincel com cerdas sintéticas e aspire. Depois de limpar a sujeira, umedeça o compartimento do motor com água morna para ajudar a remover a sujeira solta. Em seguida, pulverize o desengraxante em todos os compartimentos do motor e deixe-o de molho por 10 minutos.

Depois é só enxaguar o compartimento do motor usando um jato fraco de pulverizador de pressão. Para finalizar espere a água evaporar e então limpe o motor com um pano de microfibra.

Gostou? Compartilha com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *