Descarte correto de baterias automotivas

As baterias automotivas possuem componentes que podem ser nocivos ao meio ambiente, caso sejam descartados de maneira incorreta. Vamos entender quais são os danos que um descarte errado pode causar ao meio ambiente:

 

Prejuízos ao solo

As baterias têm vários componentes tóxicos que podem contaminar o solo. Por isso, você não deve jogá-las em lixos convencionais ou na natureza, pois em uma bateria de chumbo-ácido encontram-se elementos químicos extremamente prejudiciais para os seres vivos. 

 

Contaminação da água

Quando você faz o descarte de baterias em um terreno próximo a um lago ou rio, você colabora para a contaminação da água. Desta forma, toda vida aquática existente no local será prejudicada. Além disso, você jamais poderá utilizar a água do local.

 

Problemas no ar

Ao deixar um objeto com componentes tóxicos em qualquer ambiente, ele irá contaminar o local, inclusive o ar que você respira, pois o chumbo encontrado nas baterias pode afetar o seu organismo através da respiração caso você tenha contato direto com ele. Portanto, é importante fazer o descarte de baterias de maneira adequada.

 

Danos à saúde

Não podemos deixar de falar que o descarte de baterias quando feito da maneira incorreta pode causar danos à saúde. A peça é composta de chumbo e outros materiais tóxicos. Quando mal descartada pode causar disfunções no sistema nervoso, problemas ósseos, circulatórios, etc.

Devido a sua baixa solubilidade, a absorção se dá por via oral ou respiratória. As crianças são mais suscetíveis aos problemas de contaminação por causa da relação contaminação/peso como também por estarem em fase de desenvolvimento do sistema neurológico e pelos hábitos de higiene pouco sedimentados.

Porém, até 99% de uma bateria pode ser reciclada. Para realizar o descarte correto de uma bateria, basta fazer a entrega em um ponto de venda de baterias, que dará o destino correto.

Para fazer o descarte de baterias é necessário armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais. Elas devem ser embaladas em um saco plástico resistente para evitar o contato com a umidade e vazamentos. Após embalar a sua bateria, veja quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua casa ou do local de trabalho. 

 

Na Autopeças Lauto, por exemplo, quando você for realizar a compra de uma nova bateria, sempre pedimos que entregue a carcaça da antiga para assim devolvermos para o nosso fornecedor.

 

O texto é um resumo do Blog das Baterias Moura, para leitura completa acesse > https://www.moura.com.br/blog/descarte-de-baterias/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *