A importância da manutenção preventiva em oficinas mecânicas

Você sabe a importância da manutenção preventiva para sua oficina?

Ter qualquer tipo de máquina, seja um veículo ou equipamentos para atender o público, é sinônimo de que, em algum momento, irá precisar de manutenção.

Porém, a grande maioria das pessoas só procuram assistência quando um problema já aconteceu com essa máquina, a tão conhecida manutenção corretiva.

Porém, apesar de parecer pouco atrativa, quando analisamos o geral da manutenção preventiva, a cena muda, pois os benefícios que ela traz a longo e médio prazo podem ser boas tanto para o cliente quanto para você, mecânico.

E isso pode ser analisado com uma simples pergunta: é mais barato checar e trocar peças e itens desgastados que ainda estão funcionando ou buscar a causa de um problema e consertá-lo devido a uma quebra repentina?

 

Vantagens da manutenção preventiva

Quando a manutenção preventiva faz parte do dia a dia de uma oficina, fica mais fácil para o mecânico transparecer a importância dessa prática para o cliente. E quando as vantagens ficam em evidência no seu negócio, a confiança em atender é consequência de uma boa organização.

Confira algumas dessas vantagens:

– Antecipação e resolução de problemas: com tudo organizado para uma manutenção preventiva, é mais fácil identificar um defeito antes que ele se torne um problema de fato, sem atrapalhar a produtividade do seu negócio;

– Alongamento do tempo de vida do equipamento: Uma máquina operando com algum defeito, seja ele pequeno ou grande, tende a se desgastar mais. Isso prejudica outras partes internas. Uma peça com defeito pode exigir mais esforço do componente que está ligado a ela. Isso leva a danificação progressiva do aparelho todo.

Mas isso não é um problema para que aplica a manutenção preventiva! As falhas são facilmente identificadas e que podem ser solucionadas com rapidez. Isso prolonga a durabilidade do equipamento.

Também melhora o desempenho operacional dele, o que é mais sustentável e lucrativo para a oficina.

– Maior facilidade organizacional: Ao aplicar a manutenção preventiva, a identificação da necessidade de troca de peças vem com antecedência. Isso acaba gerando grande facilidade no momento de se planejar para essa troca. Há mais tempo para pesquisar melhores preços no mercado e comprar itens com maior qualidade.

Como implementar a manutenção preventiva

 

Para implantar a manutenção preventiva em sua oficina é importante manter todo os dados com informações importantes. As máquinas, revisões, alterações e trocas realizadas. Esse documento é um grande aliado no planejamento de medidas e na avaliação da periodicidade das manutenções.

Agora que você sabe como aplicar a manutenção preventiva em sua oficina. Assim, fica mais fácil se organizar e mostrar a importância desse planejamento para seus clientes! Eles podem colocar em prática em seus veículos, dando a sua maior demanda de veículos a serem cuidados!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de acessar outras matérias em nosso blog para informações similares! Aqui você pode ler a matéria completa sobre os equipamentos automotivos que não podem faltar em uma oficina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *