5 dicas para tornar sua oficina mais sustentável

Como tornar sua oficina mais sustentável?

Atualmente, a tendência é a sustentabilidade e até a sua oficina pode se adequar a essa prática e se tornar mais sustentável, tanto pelo bem do meio ambiente quanto pela imagem positiva gerada para o público.

Assim, você atende as demandas de seus clientes com um diferencial do mercado!
Separamos 5 dicas para você, mecânico, colocar em prática em sua oficina e se tornar amigo do meio ambiente!

1 – Separe os materiais recicláveis: Trabalhar com reparos gera muito resíduos, sejam eles sólidos ou líquidos. É muito importante saber separá-los adequadamente para o descarte! Muitos itens como pneus, peças plásticas, metálicas ou de vidro podem ser enviados para reciclagem; inclusive, podem ser vendidos e gerar uma renda extra para a oficina!

2 – Descarte óleo da maneira correta: Evite descartar o óleo retirado dos automóveis na água do esgoto! Deposite-o em tonéis ou tambores, que também torna possível vender para refinarias de tratamento especializado.

3 – Colete água da chuva para limpezas: Uma solução prática para a limpeza de peças, veículos e até mesmo da própria oficina. Isso gera menos gastos e evita o desperdício de água! Com um pequeno investimento você pode instalar um sistema de coleta da chuva com calhas e redirecionar a água para uma cisterna de armazenamento.

4 – Use telhas translúcidas: Com telhas que deixam que a luz do sol entre e ilumine sua oficina, você aproveita a claridade natural durante todo o dia enquanto realiza seu trabalho e economizar energia elétrica. Uma ótima prática sustentável!

5 – Adquira o selo verde para a oficina: Você pode se credenciar em redes que fornecem um selo verde de qualidade ambiental. É um diferencial que fortalece e valoriza a imagem do seu negócio.

Aplique práticas sustentáveis em sua oficina e cresça!

Além da sua oficina se tornar mais sustentável, é uma ótima maneira de divulgar seu trabalho e atrair mais clientes, além do reconhecimento do público com a postura de sua oficina.

Há diversas instituições e redes que possuem a certificação ambiental. Você pode conferir algumas delas na lista que preparamos para você logo abaixo!

– Zurich (https://www.zurich.com.br/pt-br)
– Instituição Chico Mendes (https://institutochicomendes.org.br/)
– CESVI (https://www.cesvibrasil.com.br/)
– Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (https://lp.ibdn.org.br)

São passos simples que transformam sua oficina em um ambiente sustentável e com maior qualidade de trabalho.

Quer mais dicas para o seu negócio? Confira nossa matéria sobre os equipamentos automotivos que não podem faltar em uma oficina! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *