Dica de montagem da junta homocinética

O que é?

A junta homocinética é responsável por transmitir a tração do câmbio para as rodas, ou seja, conecta o semieixo da transmissão com os cubos de roda, gerando ângulos de esterçamento maiores e permitindo movimentos angulares e telescópicos do trabalho de suspensão. 

Esse item é composto por eixo, rolamento e coifa protetora.

 

Como realizar a montagem?

A substituição da junta homocinética deslizante deve ser feita sempre com cuidado, assim como toda troca de peça.

 

Alguns cuidados prévios

Primeiramente é importante checar a posição de montagem, além disso também é recomendável avaliar todas as peças ao seu redor, conferir a aplicação exata, caprichar na limpeza, colocar toda a graxa que vem no kit e usar ferramentas adequadas, inclusive o torquímetro. 

Outro ponto importante é o cuidado na hora da instalação da peça. No caso da junta homocinética deslizante, por exemplo, do VW Gol G5, código de referência NJH01-013D Nakata, a peça tem tudo o que o mecânico precisa: junta montada, coifa, graxa, abraçadeiras e travas.A junta tem o movimento livre e perfeito para dentro e para fora, que serve para compensar o movimento telescópico do eixo.

 

Qual o problema da montagem?

O problema pode surgir no manuseio durante a instalação da junta deslizante, podendo desmontar, separando o anel interno, anel externo, gaiola e esferas.

É preciso cuidado para não remontar a junta na posição errada. As esferas entram um pouco forçadas e se o reparador não der conta dessa dificuldade a montagem pode ser feita de forma errada. Mas, com a atenção, é possível verificar a clara diferença entre a montagem correta e a incorreta. 

 

O que é preciso?

É preciso alinhar as pontas mais grossas do anel interno com as pontas finas do anel externo. Quando instalada de forma errada, a peça fica travada. Se esta junta deslizante montada fora de posição for instalada no carro falhará. O problema mais comum é a quebra da gaiola, parte mais frágil da peça. Quando a gaiola resiste, geralmente, o anel trava no semieixo escapa ou trava. 

 

A matéria* foi retirada do jornalzinho 3Oficina Brasil e é uma dica do Márcio Ferraro da Auto Mecânica Valmar, de Santo André, São Paulo. 

*Contém alterações. 

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