Redobre os cuidados do seu carro durante o inverno

Várias partes e sistemas de um carro são vulneráveis às mudanças climáticas, principalmente em relação às alterações mais bruscas de temperatura, especialmente no Sul e em algumas áreas do Sudeste. Mesmo o Brasil sendo um país tropical, é válido conhecer quais são os cuidados com o carro durante o inverno.

Em algumas regiões, os termômetros baixam o suficiente para gerar reações no funcionamento de um automóvel. Dessa forma, é preciso estar atento e realizar as medidas preventivas para que você não fique na mão nesse período todo da estação. Pensamos em algumas para te ajudar. 

 

Funcionamento das luzes 

No inverno, é comum ter neblinas nas ruas e nas estradas, principalmente na parte da manhã e tarde da noite. O que acaba por aumentar os riscos de acidente, uma vez que a neblina causa baixa visibilidade.  Para isso, se atente a toda parte de iluminação do seu veículo, elas precisam estar funcionando corretamente, pois são indispensáveis. Mantenha também uma distância segura do outro veículo e utilize faróis baixos.

 

Pneus bem cuidados 

Assim como no calor, os pneus são propícios a mudar de pressão no frio. Mantenha a calibragem em dia e não se esqueça de calibrar também o estepe.  Outro fenômeno também que pode ocorrer é a derrapagem, em regiões como no Sul, durante o inverno gera uma camada fina de gelo no asfalto, por isso a cautela deve ser maior.

 

Limpador – parabrisa 

Baixa temperatura e exposição ao sol resultam em ressecamentos de borrachas. Por isso, verifique as palhetas do seu veículo, pois quando elas ressecam fazem barulhos e não exercem sua função corretamente, sem contar que riscam o vidro. Caso a sua esteja ressecada busque trocá-las. Ah, e não se esqueça de manter o reservatório de água do limpador sempre cheio.

 

Bateria 

O frio faz com que seja preciso mais força para um funcionamento eficiente da bateria. Sendo assim, há grandes chances dela arrear durante esse período, as baixas temperaturas comprometem as reações químicas no seu interior, dificultando a geração de energia do carro. 

Evite dar partida com luzes e acessórios ligados para poupar energia. O ideal é fazer inspeções regulares e seguir o cronograma de revisões para garantir o bom desempenho da bateria. 

 

Atenção para o líquido de arrefecimento

É importante que o líquido de arrefecimento esteja com a quantidade de aditivo indicado pela montadora do veículo e a substituição do líquido deve ser feita regularmente. 

Com o sistema aditivado nas proporções corretas diminui o ponto de congelamento do líquido evitando prejudicar o funcionamento e de trazer sérios danos ao motor. 

 

Não é só a saúde do seu veículo que você deve cuidar

Com as temperaturas mais baixas, nosso corpo fica mais propenso a doenças gripais e respiratórias, os famosos “ites” da vida atacam ainda mais. Para isso, é preciso mais cuidado com a saúde. Higienizar o carro internamente também se torna extremamente importante, pois normalmente durante o inverno as pessoas costumam usar o veículo com os vidros fechados, fazendo com o que não haja a troca do ar. 

Realizar a limpeza interna é uma forma de prevenir essas doenças. Todo cuidado deve ser redobrado, ainda mais em tempos de pandemia. É sempre bom deixar um vidrinho de álcool em gel e um paninho dentro do porta-luvas. 

 

Revise o aquecedor do seu veículo

Se seu carro tiver aquecedor indicamos que você procure uma oficina para higienizar esse sistema e evitar problemas respiratórios. Já que provavelmente seu aquecedor ficou parado por muito tempo deve ter acumulado fungos, bactérias e poeira que podem transmitir doenças. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *