7 Dicas para aumentar a vida útil do motor

Um dúvida muito comum entre os motoristas é qual a durabilidade média do motor do veículo. Apesar de não existir uma resposta exata, podemos pensar em uma bem simples para essa questão: a vida útil do motor depende de diversos fatores.

A forma de direção, o uso do carro no dia a dia e a frequência da manutenção são exemplos de variações que podem interferir no tempo de duração do motor.

 

Alguns cuidados diários que você pode manter para aumentar a vida útil do motor do seu veículo

Leia a seguir para conferir essas dicas valiosas!

 

1 –  Mantenha o fluido de arrefecimento e do óleo em níveis adequados 

Confira o nível do fluido de arrefecimento e do óleo semanalmente!  

Eles devem ser mantidos na quantidade certa para garantir que o motor não apresente falhas, superaqueça ou apresente outros problemas. Sempre tome cuidado para não ultrapassar as marcas máxima e mínima do compartimento.

 

2 – Substitua o filtro de óleo periodicamente

Com o tempo, as partículas e impurezas que circulam junto com o óleo pelo motor e que ficam armazenadas no filtro são tantas que o ele  deixa de cumprir sua função e isso faz com que algumas partículas continuem no motor.

Por isso, a recomendação é trocar o filtro de acordo com as recomendações do fabricante.

Caso essa orientação não seja seguida e um óleo novo é colocado no motor, o fluido acaba sendo contaminado ao passar pelo filtro antigo. Isso diminui a vida útil do óleo, aumenta as chances de problemas no motor e pode levar até mesmo ao aumento no consumo de combustível!

 

3 – Troque o óleo com a frequência adequada

Com o tempo, o óleo deixa de ser capaz de diminuir o atrito entre as peças do automóvel. Com isso, o carro vai perdendo potência, gastando mais combustível e aumentam as chances do motor fundir!

Não se esqueça de que existem diversos tipos de óleos disponíveis no mercado e cada veículo tem uma necessidade. Quando um produto errado é usado, ele pode ter o efeito contrário e diminuir a durabilidade do motor.

 

4 – Verifique o nível da água do radiador

Além do óleo e do aditivo, os carros contam também com outro líquido muito importante: a água, localizada no radiador.

Ela ajuda a manter a temperatura certa para o funcionamento do propulsor e, por isso, deve ser verificada com frequência para evitar que o motor superaqueça.

Lembre-se: coloque a água apenas quando o carro estiver frio, para evitar deformações ou quebras do equipamento com o motor quente!

 

5 – Faça o alinhamento e balanceamento das rodas

Além de ser muito importante para a estabilidade do veículo, colocar em dia o alinhamento e o balanceamento das rodas também é fundamental se você quer aumentar a vida útil do motor.

Pneus desalinhados e que precisam ser balanceados aumentam o atrito entre o chão e as rodas. Isso faz com que o motor tenha que trabalhar mais e funcionar com uma maior potência para que o carro entre em movimento.

 

6 – Faça uma limpeza adequada

Um motor sujo de terra, barro ou poeira não vai conseguir resfriar corretamente. Isso pode fazer com que o componente saia de sua temperatura ideal de funcionamento.

Fora que a sujeira pode ressecar mangueiras, rolamentos, dutos e outros componentes importantes para o funcionamento do motor. Por isso, coloque a limpeza adequada do motor do seu veículo em prática!

 

7 – Use combustível de qualidade

O combustível também é responsável pela qualidade do funcionamento do motor!

Um combustível de qualidade garante o perfeito funcionamento da bomba, sem oxidar ou danificar os componentes metálicos e polimérico presentes na peça. Além disso, também garante a lubrificação das peças responsáveis pela admissão do motor e garante o perfeito funcionamento do mesmo.

E lembre-se: precisou fazer um check up em seu veículo? Passe na Lauto Lub! Além de produtos de qualidade e profissionais qualificados, a mão de obra é grátis!

Loja Mogi Guaçu | Av. Bandeirantes, nº 90, Vila Pinheiros – 19 3019-5800

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *