Como escolher o óleo para o seu carro?

Mesmo quem entende pouco sobre veículos, sabe que o óleo é fundamental para o funcionamento de um automóvel.

A única questão é saber qual tipo de óleo é o ideal para o melhor funcionamento do seu veículo.

Pensando nisso, separamos quatro dicas valiosas para você saber escolher o óleo perfeito para o seu carro. Continue lendo para saber mais!

Os tipos de óleo: sintético X natural

Cada um deles possui uma peculiaridade específica, o que leva a tomada de decisão partir das necessidades do seu dia a dia.
O óleo natural é o mais comum dos lubrificantes no mercado. Ele é obtido por meio da transformação natural de substâncias vindas do petróleo, por isso sua resistência a altas temperaturas é baixa e possui menos viscosidade.

Já o óleo sintético é produzido por meio de reações químicas captadas em laboratório com propriedades mais próximas das exigências do motor e resiste bem a qualquer nível de viscosidade e temperatura. É ideal para quem roda muitos quilômetros por dia, pois possui alta durabilidade.

A viscosidade do produto

Essa qualidade se altera com a temperatura do motor, então a melhor maneira para escolher qual a viscosidade ideal para o seu veículo é conferindo as especificações do manual do veículo. Sua especificação é dada por uma nomenclatura padrão, que consistem em dois números seguidos de uma letra, como por exemplo, 5W30.

A classificação do produto
 
As classificações dos perfis de óleo também são importantes e essenciais de serem observados. Normalmente, sua nomenclatura vem logo em seguida da que indica a viscosidade e consistem em duas letras.

É importante de ser observado pois as siglas indicam os tipos de lubrificante que são melhores que outros, como por exemplo, as siglas SM e SN são melhores que a SL, logo podem ser usadas em carros que exigem SL. Mas a SJ é inferior a SL, então esses dois tipos não podem ser misturados, e assim por diante.

Monitore as datas de troca

Por via das dúvidas, sempre siga as regras de trocas definidas pelos produtores do produto. Geralmente, o recomendado é fazer a substituição do óleo de cada 5 a 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, isso pode acabar variando conforme o uso do veículo.
Se o veículo é muito utilizado, as trocas precisam acontecer com mais frequência; caso não, o produto terá maior longevidade. Então, é necessário ficar atento as datas em que o óleo foi trocado conforme o uso do veículo.

Com a Lauto Lub, você garante um serviço especializado de troca de óleo com marcas de excelente qualidade a sua escolha e mão de obra gratuita! Passe em nossa loja de Mogi Guaçu – SP e aproveite! Av. Bandeirantes, n° 90 – Vila Pinheiros, telefone: (19) 3019-5800.

Agora que ficou mais fácil escolher o óleo para seu veículo, não deixe de conferir outras matérias em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *