Por que o alinhamento é importante?

Sem o alinhamento das rodas, você pode encontrar muitos problemas enquanto dirige!

O alinhamento é um serviço prestado em autocenters e é de simples execução, porém muito importante para a vida útil de todo o carro.

Basicamente, o alinhamento mede e ajusta os ângulos de direção do automóvel, com objetivo de deixar as rodas paralelas umas às outras e ao solo. Assim, o automóvel fica estável e não corre o risco de virar sozinho para os lado quando estiver em movimento.

O recomendado é fazer o alinhamento dos pneus uma ou duas vezes por ano. Qualquer sinal de desalinhamento das rodas que o carro mostrar ou se você não tiver certeza de quanto tempo faz desde o último alinhamento, leve o veículo a um mecânico o quanto antes!

Alguns sinais de desalinhamento que seu veículo pode apresentar:

– Desgaste irregular dos pneus;
– Volante está descentrado;
– O volante treme e/ou vibra com frequência;
– O carro sempre puxa para a esquerda ou direita.

Com o carro alinhado, você pode estender a vida útil de seus pneus, pois assim eles não irão se desgastar de maneira desigual, evitando a necessidade de substituí-los mais cedo; além de cuidar do sistema de suspensão e direção do veículo, pois o desalinhamento acaba desgastando de maneira irregular e atrapalha essas demais funções do veículo.

Outro benefício é a diminuição dos gastos com combustível, já que um carro desalinhado acaba consumindo mais combustível. Isso acaba acontecendo devido ao mau funcionamento conjunto das rodas. Assim, o motor acaba trabalhando mais para manter o carro para frente e isso diminui a eficiência do combustível.

Gostou de saber um pouco mais sobre como manter bem seu carro? Acesse essa outra matéria, onde explicamos os riscos de andar com o combustível na reserva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *