Impactos do verão no seu carro

Confira como evitar os problemas causados pelo verão em seu carro

Aqui o verão dura quase o ano todo e não dispensamos o uso do ar condicionado, certo? Mas não é apenas isso que precisa de atenção! O carro todo precisa de cuidados para não prejudicar sua dirigibilidade e conforto.

Por isso, listamos alguns problemas que o clima quente pode causar no seu carro. Assim, você cuida bem do seu veículo e evita gastos extras! Confira a seguir!

Estragos causados pelo calor (no carro e na sua saúde)

A exposição ao sol traz uma série de danos ao carro a longo prazo, interna e externamente. Partes plásticas que são coladas, como acabamento do painel, bem como os bancos e também materiais de plástico ou couro. Além de estragar a pintura, também pode comprometer a pressão do pneu, descolar a vedação e os insufilm dos vidros.

Mas, mais importante ainda, são os danos que o calor podem trazer aos passageiros e motorista! O veículo parado pode chegar a 70°C internamente, dependendo do clima. Desidratação, hipertermia e choque térmico, além do risco de câncer de pele são alguns dos riscos de quem se expõe em um carro muito quente.

Cuidados a serem tomados no verão

Ninguém quer gastos extras com o carro nem ter sua saúde comprometida, certo? Portanto, é importante adotar alguns hábitos e cuidados para preservar o seu veículo e sua saúde, como:

1 – Não entre no carro se ele estiver muito quente: Deixe o carro ventilar um pouco antes de entrar se ele ficou muito tempo estacionado no sol. Além de ser desagradável é muito perigoso para a saúde e bem estar.

2 – Use capa automotiva: Dificilmente conseguimos uma vaga coberta o dia inteiro do sol, portanto, o uso de uma capa automotiva pode proteger o carro do sol, além de outros fenômenos como chuva ou poeira.

3 – Mantenha o carro limpo e lave o carro em local coberto: A sujeira somada a ação do sol pode causar manchas e queimaduras no exterior do veículo. Além disso, é importante lavar o carro em local coberto, já que os produtos secam mais rápido no sol forte, manchando o veículo.

4 – Evite o sol na lataria e use películas nos vidros: Mesmo que isso signifique um estacionamento coberto, é melhor evitar deixar o carro no sol ardente tanto quanto possível. As películas escurecidas ajudam a filtrar raios UV e controlar a temperatura interna do carro.

5 – Revisões constantes: No calor é comum que componentes líquidos evaporem com maior facilidade. Por isso, é recomendado que seja verificado com maior frequência. Fora que a alta temperatura pode superaquecer o carro, então fique atento aos sinais de aquecimento do motor e dos demais componentes.

Acesse nossa matéria sobre a revisão de férias e já fique por dentro para viajar com tranquilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *