Revisão de Férias

Revisão de Férias: 6 Dicas Para Fazer o Serviço Perfeito

Final de ano, sol, verão, praia, campo: férias! Eis a época em que milhares de famílias e grupos de amigos se reúnem para realizar a tão esperada viagem de fim de ano. Por esse motivo, o período do ano é muito benéfico para as oficinas mecânicas, que se enchem de carros necessitados de uma revisão: a também famigerada “revisão de férias”.

Para otimizar o tempo do cliente e potencializar o número de atendimentos – o que consequentemente aumentará o lucro da oficina – é importante que os mecânicos saibam bem quais são os componentes essenciais que devem ser checados e, assim, passarem as informações corretas para o dono do veículo sobre os cuidados com o carro antes e durante o trajeto.

Por isso, listamos aqui 6 dicas de manutenção que precisam ser realizadas na hora da revisão em todo e qualquer veículo, sem exceção. Afinal, um trabalho completo e bem feito é o que garantirá a segurança de todos os passageiros, então, nada melhor do que se assegurar da qualidade do seu serviço, né? Vamos lá!

Freios

Os freios são considerados um dos principais itens a serem conferidos na hora da manutenção veicular, por isso decidimos trazê-lo como a primeira dica.

Uma mínima falha no sistema de freios pode ser a causa de um acidente, logo, durante a manutenção do veículo, é imprescindível conferir se o fluido do sistema encontra-se no nível indicado.

Como sabemos, o fluido, cujo reservatório se encontra dentro do compartimento do motor, não diminui sozinho. Portanto, se o nível estiver abaixo do normal, é necessário checar as mangueiras e se possuem algum tipo de ressecamento ou vazamento, pois elas é que podem ser a causa do problema.

Outro procedimento simples é a checagem do nível do óleo. Se estiver abaixo do normal, é necessário completar com o mesmo lubrificante que já está sendo utilizado.

Pneus

A primeira tarefa a ser realizada na hora de fazer a manutenção dos pneus é checar o TWI, ou seja, o seu indicador de desgaste. O TWI é uma protuberância que fica entre as ranhuras do pneu. Quando encostando-o no solo, se estiver com 1,6mm de altura, significa que a borracha já se encontra no limite de aderência. Outra característica dos pneus quando pressionados contra o meio-fio é de apresentarem espécies de bolhas nas laterais. Nesse caso, eles também devem ser substituídos.

Você também pode solicitar ao dono o manual do carro e consultar a pressão ideal para os pneus; em determinados modelos os valores encontram-se em um adesivo preto na coluna da porta, enquanto em outros o adesivo com os indicadores ficam na tampa do reservatório de combustível. Lembrando que: os pneus precisam estar frios para que seja possível realizar o procedimento e que é a calibragem quem previne tanto desgastes precoces quanto desperdício de combustível do veículo.

Equipamentos de segurança

Confira se o carro possui todos os itens de segurança, ou seja, chave de roda, macaco hidráulico e triângulo e avalie o estado de cada um deles.

O modelo original de fábrica da chave de roda pode ser muito curto e dificultar ou impossibilitar o desaperto de parafusos, os macacos podem endurecer e emperrar por conta do ressecamento da graxa e os triângulos podem rachar se não forem guardados da maneira correta. Aproveite também e já confira se o estepe do carro está na condição ideal de uso.

Sistema Elétrico

A bateria do carro é quem distribui energia para todos os componentes do sistema elétrico do veículo, como faróis, lanternas, setas, pisca alerta, luz de ré e também o motor de arranque. Garanta a checagem de cada um deles e, caso a bateria seja nova e continue apresentando algum tipo de problema, a dica é conferir também o alternador, pois é ele quem gera a energia da bateria. Realizar a substituição de lâmpadas queimadas é simples, rápido e, além de prevenir acidentes, também poupa o motorista de uma eventual multa.

Suspensão

Além dos pneus, todo os demais componentes da suspensão também necessitam de uma checagem, amortecedores, molas, pivô, barra estabilizadora e braço oscilante merecem seu devido cuidado, pois são eles quem manterão o carro sempre alinhado. Logo, se o dono do veículo comentar sobre descontrole da condução do carro, movimentos excessivos durante a passagem pela lombada, rangidos ou trancos na carroceria e até mesmo desgaste precoce dos pneus, saiba: uma ou mais peças da suspensão deverá ser trocada.

Sistema de arrefecimento

Responsável pela eliminação do calor gerado pelo motor, a falta de cuidado com o sistema de arrefecimento pode causar o aumento excessivo da temperatura do motor a ponto de fundí-lo, acabando com a viagem antes mesmo de começar. Para que isso não aconteça, avalie o nível de água do reservatório e de aditivo no líquido. Não esqueça de orientar o cliente sobre a necessidade de realizar a troca do líquido do sistema no intervalo de aproximadamente 2 anos.

O líquido de arrefecimento, além de manter todo o sistema funcionando corretamente, protege também as peças metálicas que entram em contato com a água de corrosão, como as válvulas termostáticas, sensores de temperatura e térmicos, prolongando sua vida útil.

Também vale dar aquela conferida em itens mais triviais como as palhetas do limpador de para-brisa e o esguicho do limpador, pois, apesar de serem considerados itens secundários, em dias de chuva, por exemplo, são eles que garantirão uma boa visibilidade na estrada, evitando acidentes.

Por fim, a melhor dica de manutenção que você, como um bom mecânico, pode dar ao seu cliente é que ela não seja feita em cima na hora ou apenas antes de viagens, mas sim que as revisões sejam feitas periodicamente. Afinal, essa é a melhor e mais segura maneira de garantir o conforto de todos os passageiros e prevenir qualquer imprevisto na estrada. Lembre-se também de passar um orçamento claro e detalhado, além de oferecer a garantia de até 90 dias. Passar confiança e qualidade naquilo que se faz é a melhor forma de fidelizar e conquistar cada vez mais clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *