IPVA 2017 será 4,8% mais barato

IPVA 2017

No estado de São Paulo, segundo o governo, o IPVA  será aproximadamente 4,8% mais barato em 2017.

A queda é nominal e influenciada pela redução nos preços dos automóveis vendidos. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Vale lembrar que o governo não envia por correspondência nenhum boleto ou guia de pagamento do IPVA. Existe um lembrete da datas de vencimento e os valores do IPVA, DPVAT, LICENCIAMENTO.

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo deve enviar os avisos de vencimento a partir de 15 de dezembro. O calendário para o pagamento do imposto começa oficialmente no dia 9 de janeiro. Podendo variar de acordo com o número final da placa do veículo.

O imposto poderá ser pago em uma única parcela no mês de janeiro com desconto de 3%, ou parcelar em três vezes, iniciando também em janeiro. Poderão quitar também o imposto em fevereiro, mas sem desconto.

Fique esperto e não se esqueça de pagar o IPVA!

A multa por atraso da data de vencimento é de 0,33% dia, mais juros de mora (Selic), que hoje é de 14%.

Atraso de 60 dias – multa de 20% do valor do imposto.

Atraso de 90 dias – Multa de 100% do valor do imposto, mais o nome inscrito no cadastro de devedores do Estado.

O pagamento do IPVA pode ser feito em agências bancárias, caixas eletrônicos ou nos sites e aplicativos dos bancos. Para isto, será necessário informar o número do Renavam.

A frota total de veículos do Estado de São Paulo é de, aproximadamente, 24 milhões. 17,5 milhões pagam IPVA. Os carros com mais de 20 anos de fabricação, 6,2 milhões de veículos, não pagam mais o imposto.

Também são considerados dispensados do pagamento do imposto, os veículos oficiais, táxis, de pessoas deficientes ou pertencentes à igreja, entidades sem fins lucrativos e ônibus.

Fonte: Ig e G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *