Pneus: a hora certa de trocar

Pneus – A hora de trocar! 

Pneus são sempre um motivo de dúvidas para os motoristas. Muitos não sabem nem a hora de trocar. E quando precisam trocar, não sabem se devem trocar os dois jogos (dianteiros e traseiros) ao mesmo tempo. Outros acreditam que é possível recauchutar pneus velhos. E há ainda aqueles que entendem que o que importa é o prazo de garantia. Existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para a troca dos pneus.
José Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil, explica que a vida útil de um pneu depende de vários fatores. “Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal). Além disso, com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e muitos outros aspectos”, salienta.

Foco no TWI do Pneu

O motorista pode adotar como principal referência os indicadores TWI (Tread Wear Indicator). “São ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que está na hora de ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito”. Explica Quadrelli.
Os TWIs também servem para auxiliar o motorista para que verifique se o pneu está com desgaste irregular. Isso pode indicar a necessidade de procedimentos básicos de manutenção. A calibragem, alinhamento e balanceamento, já que em alguns casos o pneu pode estar mais gasto em algum sulco do que nos demais.
Se o problema não for solucionado em tempo, corre-se o risco de reduzir sua vida útil. Sem contar que trafegar com os pneus carecas é muito perigoso. A dificuldade de frenagem, prejudica a dirigibilidade, a aderência no solo e representa um grande risco para a segurança do motorista e de seus passageiros. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nesses casos devem ser substituídos imediatamente.
Trocar todos os Pneus de uma vez

Outro ponto importante que gera dúvidas frequentes por parte dos motoristas se refere à quantidade de pneus a ser substituída. “O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Porém, caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é responsável pela estabilidade do veículo”, recomenda Quadrelli.

Confira mais uma dica de como cuidar dos pneus aqui!

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