Suspensão entenda mais sobre esse sistema

Suspensão e seu sistema

O sistema de suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo, manter os pneus no chão e a estabilidade do veículo.

Esse sistema pode apresentar vários tipos de problemas, como folgas na bucha de bandeja, do pivô, do terminal de direção, do terminal axial, da bucha da barra estabilizadora, da bucha do quadro da suspensão e do coxim superior do amortecedor.
Esse sistema trabalha com um conjunto de peças que estão em constante movimento para reduzir o impacto e fazer com que o veículo desenvolva sem qualquer problema.

 

Algumas peças que compõe

Amortecedor: controla os movimentos da mola e mantém o pneu em contato constante com o solo.
Como detectar problemas: Problemas de fácil constatação como vazamento de óleo ou quebra de fixação podem ser detectados visualmente. Outros tipos de problema se dão através da condução do veículo, mudanças no comportamento como perda de estabilidade em curvas, aumento de distância de frenagem, pular excessivo das rodas indicam problema na suspensão e o veículo deve ser avaliado por um especialista.

Bileta: Em conjunto com a barra estabilizadora, evita que a carroceria do veículo incline demasiadamente em curvas, melhorando a estabilidade e a condução do veículo.
Como detectar problemas:  Quando desgastadas, as bieletas são grandes fontes geradoras de ruídos que podem ser ocasionados principalmente por coifa furada, rasgada ou deteriorada.

Pivô de suspensão: Também conhecido como articulação, faz a ligação da carroceria com as partes móveis do veículo através da bandeja ou braço oscilante, permitindo o movimento rotacional e pendular.
Como detectar problemas: A coifa de proteção pode estar furada, rasgada, deteriorada ou com folga.

Bandeja:  Fazer a ligação da roda com a carroceria do veículo.
Como detectar problemas: Ruídos na suspensão podem estar relacionados ao estado das bandejas como buchas com folgas, trincas ou soldas danificadas. Além do ruído, podem comprometer a estabilidade do veículo ocasionando desgaste prematuro dos pneus, entre outros problemas.

Top cinco de regiões do Brasil com má condições em estradas

Como o sistema de suspensão trabalha com um conjunto de peças que estão em constante movimento, é bem comum que a maioria dos carros tenham algum tipo de problema.
No Brasil, há algumas regiões que apresentam um maior percentual de vias em más condições e exigem uma demanda maior na suspensão.


O top 5 das regiões é:
– Primeiro lugar o Norte (35%)
– Segundo lugar o Centro-Oeste (23%)
– Terceiro lugar o Sul (23%)
– Quarto lugar o Nordeste (22%)
– Quinto lugar o Sudeste (17%)

E aí identificou algum problema no sistema de suspensão do seu carro?

A Lauto está no mercado livre, acesse o link da loja para comprar: https://loja.mercadolivre.com.br/lauto.
Se tiver alguma dúvida ou quiser fazer um orçamento acesse o link do facebook: https://www.facebook.com/autopecaslauto


Crédito: https://www.nakata.com.br/Portfolio/Linhas/suspenso
Crédito dos dados percentuais: https://exame.com/brasil/pessimos-caminhos-os-estados-com-as-piores-estradas/#:~:text=Entre%20as%20regi%C3%B5es%2C%20o%20Norte,e%20pelo%20Sudeste%20(17%25).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *