Válvula Termostática Wahler

Válvula Termostática Wahler: Entenda porque ela é fundamental para o funcionamento do carro

Provavelmente muitos clientes já chegaram na sua oficina questionando a importância da válvula termostática para o veículo. A ideia de que a peça é inútil, ou ainda, de que ela é necessária apenas para carros de regiões frias é comum até mesmo entre os profissionais do meio automotivo e, além de falsa, é muito problemática, pois negligenciar a peça pode acarretar em complicações reais para o carro.

 

Para compreendermos a sua relevância para a mecânica do automóvel, é importante relembrarmos rapidamente o que é e o que faz a válvula termostática. Vamos lá?

 

Basicamente, o propósito da válvula termostática é impedir o superaquecimento do líquido de arrefecimento do veículo, que é o composto proporcional de água destilada + o aditivo para o radiador. Dessa forma, a válvula termostática libera a passagem do líquido para o radiador que, por sua vez, realiza a troca de calor com o ar e, assim, leva o mesmo ar de volta ao motor a uma temperatura mais baixa, mantendo-o dentro da faixa ideal de temperatura de funcionamento.

Ou seja, sua função é, em todas as vezes que o motor estiver em abaixo da temperatura ideal de trabalho, bloquear a passagem do líquido de arrefecimento do motor para o radiador.

 

O que muitas vezes é esquecido é que a válvula termostática também impede uma possível super refrigeração do motor, que, em termos de danos, pode ser ainda pior para o veículo do que em um caso de superaquecimento.

Os componentes mecânicos possuem uma durabilidade maior funcionando a uma temperatura próxima de 100ºC e, por conta disso, são construídos em medidas menores considerando a dilatação natural dos materiais.

Assim, um carro que não possui uma válvula termostática e cujo motor não consegue atingir a temperatura de trabalho programada na sua fase de desenvolvimento, terá o líquido de seu sistema refrigerado pelo próprio ar, esfriando o motor por completo e, consequentemente, prejudicando seriamente as partes mecânicas de todo o carro.

 

E ainda: o sensor e o interruptor de temperatura dos carros atuais trabalham intensamente para que o motor chegue a sua temperatura ideal em um rápido e curto período de tempo, a partir de procedimentos eletrônicos como alterações no progresso de ignição e tempo de injeção, por exemplo, e a inexistência da válvula termostática prejudica todo esse processo.

 

Agora ficou fácil explicar para seus clientes e companheiros de trabalho por que não é nada recomendado a retirada da válvula termostática do carro, não é? Mas caso eles ainda não fiquem convencidos, te damos uma informação bônus: motores frios consomem muito mais combustível do que motores em temperaturas normais!

 

Garanta seu trabalho passando as informações corretas para seus clientes, adquirindo a credibilidade justa para o seu negócio e confiando na qualidade dos produtos utilizados. A Wahler, empresa estadunidense com filiais em mais de 18 países é uma das líderes mundiais do segmento automotivo, sendo também uma das principais referências em qualidade na produção das válvulas termostáticas e tecnologias de propulsão. Peças como a válvula termostática são simples e baratas e, como vimos, fazem toda a diferença para o funcionamento tranquilo e seguro do veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *