Rolamentos – Saiba como identificar se é hora de trocar!

Alguma vez você estava viajando com seu carro e começou a ouvir um barulho estranho, como um metal raspando? Fique atento, pois pode ser um problema nos rolamentos do seu carro. A primeira coisa a ser feita é levar o automóvel para uma revisão, antes segue abaixo algumas dicas para você ficar atento.

Rolamento: o que é exatamente?

Rolamentos são esferas de aço que ficam presas entre dois anéis de metal, um maior e o outro menor. Essa peça ajuda a roda a girar com mais facilidade, reduzindo o atrito e dando estabilidade na direção. Ela fica dentro do cubo da roda, peça que se liga ao eixo de direção.  É também no conjunto do cubo que as rodas são parafusadas.

Identificando problemas no rolamento

O rolamento é uma peça que fica na parte interna da roda, assim, só é possível identificar algum problema através do som. Para saber se tem algo de errado, você precisará de um elevador ou um macaco que permite que as rodas girem livremente. Gire as rodas de forma manual e preste atenção no som, se ouvir um barulho como o de  metal raspando, este é momento de trocar. Em alguns casos será necessário apenas a troca de óleo no rolamento, mas ainda assim, é importante levar o veículo para o mecânico.

Outra dica é o teste na pista. Com o carro a 60 km/h, faça movimentos leves de um lado para o outro. Cuidado com movimentos bruscos para não perder o controle. Preste atenção no som que vem das rodas. Se o ruído for menor enquanto você vira para a esquerda, então o problema pode estar no rolamento da direita.

O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança!

Os maiores inimigos do rolamento são o calor e a umidade. Por ser um peça de metal, a temperatura tem influência direta sobre o elemento (você se lembra das aulas de química?), por isso, essa peça automotiva precisa estar sempre lubrificada. Quanto a água, é importante saber que os rolamentos atuais já vêm selados, isso cria uma resistência contra o líquido. Quando o selo quebra ou falha, o rolamento começará a fazer barulho.

Lembre-se de que é importante manter o carro sempre revisado. Problemas no rolamento são de grande risco. Caso eles falhem na estrada , o motorista pode perder a direção. Se seu carro é mais antigo, então o cuidado precisa ser redobrado, já que o rolamento pode não ser selado.

Apesar do alarmantes, os rolamentos são peças que duram bastante tempo. Por mais que não haja uma quilometragem exata para trocar a peça,  a recomendação é: inspeção a cada 20 mil Km rodados e troca da peça a cada 70 mil Km rodados.

Hoje a Lauto Autopeças  tem em seu estoque diversos rolamentos de marcas diferentes, inclusive Fora de Linha. Ligue (19) 3805-7272 e saiba mais!

 

Fonte: Bom Carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *