Precisando trocar as palhetas do carro?

Preciso trocar as palhetas do meu carro. Como escolho o modelo ideal?

Estamos chegando na época do ano em que um componente em especial do seu carro pode ficar bastante comprometido: as palhetas do para-brisa. Os fatores climáticos do final da primavera e início do verão são comprometedores para as palhetas, uma vez que o aumento das chuvas requer um maior uso da peça, fazendo com que ela se desgaste com mais facilidade, ao mesmo tempo que o aumento da temperatura também antecipa o ressecamento da mesma através da maior incidência de raios UV.

 

Mas não é apenas o uso intensivo da peça ou o ressecamento provindo do calor que provoca seu desgaste, afinal, como toda peça automotiva, as palhetas também possuem uma vida útil. Recomenda-se que a troca das palhetas seja feita anualmente, todavia, o próprio acessório passa a apresentar sinais de ineficiência quando sua vida útil começa a chegar ao fim, dessa forma, você mesmo consegue identificar os indícios e realizar a troca das palhetas o quanto antes. Alguns dos principais indicadores são: (i) o limpador passa a deixar riscos ou faixas nos vidros, (ii) deixam o vidro embaçado e formam uma espécie de névoa. (iii) quando ligadas, apresentam ruídos ou barulhos,   (iv) as lâminas ficam tortas e/ou quebradiças, prejudicando a limpeza.

 

 

 

 

 

Fonte: Motorsa

As palhetas são um dos principais componentes de segurança dos carros e seu mau funcionamento pode acarretar em problemas graves como falhas mecânicas no braço do motor elétrico; pois ele que faz o limpador se movimentar, podendo até parar de funcionar por completo, e causar acidentes, afinal, são as palhetas – junto a todo o sistema do para-brisa – que proporcionarão uma boa visibilidade em dias de chuva, garantindo a segurança do motorista e dos passageiros. A Dyna é referência no segmento e possui um guia completo com todas as dicas que você precisa sobre o uso, manutenção e troca das palhetas.

Mas afinal, como escolho o modelo de palheta correto para o meu carro?

A maioria dos veículos possuem um mesmo modelo de limpador, que são compostos por duas palhetas que se movem em sincronia para fazer a limpeza do vidro. Contudo, existem outros tipos de limpadores, como os de sistema oposto, o de sistema tandem, o de braço único ou braço único controlado. Portanto, é imprescindível conferir qual é o modelo exato do seu carro antes de comprar a nova peça. A Bosh possui uma gama de componentes e acessórios que podem otimizar o seu processo de escolha. Além de tudo, a marca foi selecionada pelos leitores das revistas “auto motor und sport” e “Auto Bild” como a melhor na categoria “palhetas do limpador de para-brisas.”

Outro detalhe importante a que você deve se atentar é o tipo de material da palheta. Elas podem ter lâminas de borracha ou silicone e vão variar de acordo com o modelo do veículo. As palhetas de borracha sofrem mais com a incidência do sol, pois ressecam e se tornam quebradiças com mais facilidade. Em contrapartida, são mais comuns e mais baratas. Os acessórios de silicone, mesmo ainda considerados “de luxo”, por serem menos comuns, já possuem preços mais acessíveis e, no geral, apresentam uma durabilidade maior.

 

Independentemente do modelo ou material que você escolher, é imprescindível saber a procedência do produto e, acima de tudo, estar confiante com a marca de sua preferência, uma vez que a qualidade do produto é o que garantirá a sua segurança e bem-estar. A Autopeças Lauto possui os melhores fornecedores do segmento e garante a excelência na qualidade dos produtos. Entre em contato com a equipe especializada através do telefone (19) 19 3805 7272 (Mogi-Mirim), (19) 3019-5800 (Mogi-Guaçu) e também no Canal da Peça! Estamos esperando por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *