Troca da Bomba D’água de Veículos: Confira 5 Dicas de Aplicação

Todo sistema complexo precisa conter aquele elemento-chave que mantém toda a estrutura funcionando corretamente. Para o corpo humano existe o coração, e com os carros não é diferente. É a bomba d’água a peça automotiva fundamental responsável por distribuir o fluxo de água para todo o sistema de arrefecimento do motor.

 

Quando um veículo chegar até a sua oficina necessitando da troca da bomba d’água, é imprescindível analisar algumas características da peça e informar corretamente o dono do veículo sobre os cuidados que devem ser tomados.

 

 

  • Não analise apenas a bomba d’água

 

Antes de realizar a substituição da bomba d’água, é importante verificar também todos os outros integrantes do sistema de arrefecimento do motor. Observe atentamente a situação da tampa do reservatório e certifique-se de que ela não apresenta nenhum tipo de vazamento, excesso ou perda de pressão. As mangueiras, além de poderem conter vazamentos podem também estar ressecadas e quebradiças. Até mesmo componentes como o radiador e o bloco do motor precisam ser observados atentamente, pois podem apresentar sinais de corrosão e também de vazamento. A manutenção preventiva do sistema de arrefecimento evita problemas como o superaquecimento do motor.

 

 

  • Aproveite para fazer a manutenção de outras peças

 

Uma dica importante que beneficia tanto você quanto seu cliente é aproveitar a manutenção da bomba d’água para fazer também a manutenção de peças como a correia dentada, por exemplo. Isso se dá pelo fato de que como a bomba d’água trabalha conforme o giro do motor, a correia dentada é quem impulsiona o seu giro, provendo a circulação do líquido do sistema de arrefecimento do motor para o radiador e assim sucessivamente.

A vantagem de realizar a manutenção de ambas ao mesmo tempo é que para sacar a bomba d’água é preciso também sacar a correia dentada, além de que a quilometragem das duas são muito parecidas – a manutenção preventiva da bomba d’água e da correia dentada é recomendada em torno de 60 a 70 mil quilômetros rodados), o que significa a economia da mão de obra do carro, pois a troca é realizada apenas uma vez e garante o funcionamento correto de todo o carro.

 

 

  • Saiba identificar o estado da peça

 

Uma bomba que já passou dos 70 mil quilômetros rodados vai sempre apresentar algumas características próprias, como um grau de corrosão elevado e o metal bem desgastado, bem como sinais de vazamento pelo canal de respiro. Esses sinais caracterizam uma bomba d’água deteriorada e caso a troca não seja feita no momento certo, o veículo pode correr alto risco de superaquecimento.

 

 

  • Use os produtos recomendados

 

O desgaste da bomba d’água, muitas vezes é causado pela falta do uso de aditivos para o sistema de arrefecimento ou pelo uso de aditivos fora da norma de especificação das montadoras. A Urba-Brosol é o maior fornecedor de aditivos para o mercado de reposição automotivo e todos os seus produtos se enquadram na especificação de montadoras de linha de montagem, o que previne o desgaste prematuro das peças e garante o seu bom funcionamento. Os diferentes tipos de aditivos são marcados por diferentes cores e você pode escolher o melhor produto de acordo com a sua necessidade. Conheça todos os produtos aqui!

 

 

  • Preserve a bomba d’água nova

 

Uma última dica importante para a hora da limpeza do sistema de arrefecimento é limpá-lo com a bomba velha instalada e não com a nova, pois isso permite que ela seja preservada e que não seja contaminada com a sujeira que já está no sistema. Depois da limpeza feita, a nova bomba pode ser instalada perfeitamente.  
A Urba-Brosol é fornecedor Lauto e você pode encontrar a linha de aditivos e bombas d’água para diferentes modelos de veículos indo até a nossa Autopeças ou acessando nosso catálogo online e solicitar um orçamento! Estamos na Avenida Saúde, 515 – Bairro Saúde – Mogi Mirim – SP, telefone (19) 3805-7272 e Av. Bandeirantes, n° 90 (antigo Palácio das Festas) – Mogi Guaçu, telefone (19) 3019-5800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *