5 dicas para cuidar aumentar a vida útil dos pneus do seu veículo

Cuidados com os pneus: 5 dicas para cuidar e aumentar a vida útil dessa peça!

Não precisa ser nenhum especialista para saber que os pneus são essenciais para qualquer veículo, certo? Mas você sabe os cuidados necessários para manter a qualidade e vida útil dos pneus do seu veículo?

Então, continue lendo que iremos te dar 5 dicas para você manter os pneus do seu veículo sempre bem cuidados!

 

1 – Calibre-os periodicamente: A calibragem garante segurança e estabilidade para o carro, além de mais conforto para os passageiros. É indicado que eles sejam calibrados, pelo menos, de 15 em 15 dias.

Os valores ideias de calibragem irão variar de acordo com o modelo do veículo e o manual do fabricante, por isso siga os valores recomendados.
 
2 – A importância do alinhamento e do balanceamento: Esses dois procedimentos são tão importantes quanto a calibragem.
O alinhamento consiste no ajuste dos ângulos das rodas. Isso permite que elas fiquem perpendiculares em relação ao chão e paralelas entre si.
Ele deve ser feito quando alguma substituição de alguma parte da suspensão ou da direção, ou quando o veículo sofrer impactos violentos devido a buracos ou outros problemas na estrada. Caso ocorra desgaste irregular dos pneus, o alinhamento também é necessário.
Já o balanceamento elimina os problemas das vibrações no volante e também em outras estruturas do veículo.
Ele é indicado em situações específicas, como a troca deles e se for detectado ruídos e vibrações no volante ou em outras estruturas do carro.
 
3 –  Já fez o rodízio? 
A troca de pneus ajuda e muito a preservar os pneus de seu veículo. Ela possibilita que o desgaste ocorra de maneira uniforme e equilibrada.
Os pneus da frente costumam ter uma vida útil menor que os pneus de trás, pois estão sujeitos a suportar o peso dos sistemas de tração que é mais elevado na maioria dos automóveis.

4 – Evite carregar muito peso: A sobrecarga é um dos fatores que exige um esforço maior dos pneus, comprometendo também outras estruturas do automóvel. Por isso, é bom evitar ao máximo exceder o peso de carga que o seu carro permite.

 

5 – Cuidado com as freadas bruscas: Quanto mais brusca for a freada, mais prejuízos irão ocorrer na estrutura do pneu. Isso contribui para o desgaste da borracha e exigindo esforço do sistema de suspensão e demais componentes importantes.

 

Viu como, mesmo os pneus serem uma das estruturas do veículo que mais sofrem devido ao seu contato direto com o solo, é possível mantê-los conservados?

Gostou das dicas? Então, confira essa outra matéria, onde te contamos 5 coisas que você precisa saber sobre a bateria do seu veículo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *