Fusca – Como trocar o comando de setas em 04 passos

Fusca – Trocando as setas

Fusca, o clássico bolinha, apesar da falta de mão de obra especializada em veículos antigos, não é difícil a tarefa. Basta um pouco de paciência para fazer com que a troca do comando de setas do Fusca seja bem simples.

 

fusca
Comando de setas do Fusca

Há três tipos de comando de setas para o Fusca: 01 haste (somente setas – o mais simples de se trocar e no qual esta dica é baseada), 02 hastes (seta e limpador de para-brisa) e 03 hastes (setas, limpador de para-brisa e pisca-alerta).

1) Atente-se às cores dos fios.

Para retirar o comando danificado, desligue o negativo da bateria e tire o volante com uma chave cachimbo. Abra o capô dianteiro do Fusca e ilumine bem os fusíveis e relés, de forma que a lâmpada fique fixa em algum lugar para que você tenha as duas mãos  livres durante a troca do comando de setas.

2) Não se assuste com a confusão e desorganização dos fios.

É normal a parte elétrica do Fusca nacional ser desta forma. E é aí mesmo que o trabalho vai acontecer. Os fios do comando controlam as setas, a buzina e o comutador do farol baixo e alto. A luz azul de farol alto e a luz de seta (na maioria das vezes, preta com lista verde e preta com lista branca) são acesas no painel por eles. Então solte o parafuso na parte de baixo do comando com uma chave de fenda média para desprendê-lo da coluna de direção.

Tenha paciência com o Fusca, ou qualquer outro carro antigo. 

3) Desligue o comando de setas

Depois de desprender o comando, vamos desligar o comando que será trocado. Os mais cuidadosos cortam os fios deixando pedaços que possam ser identificados e assim, facilitar a instalação do novo comando. No caso de não utilizar mais a peça antiga, cortar os fios vai facilitar e agilizar bastante o trabalho. Outra boa alternativa é tirar fotografias da posição dos fios.

O comando de 01 haste geralmente é composto por oito fios. Apenas o de cor marrom possui terminal de parafuso. Os demais usam terminais de encaixe fêmea. O de terminal menor, normalmente azul e mais fino vai para a lâmpada indicadora de farol alto. (a que acende azul quando mudamos de farol baixo para alto).

4) Ligue os fios

Atrás do velocímetro, prenda o fio marrom com terminal de parafuso. Pode ser que, em alguns casos, ele possa ter uma das suas pontas encaixadas no terminal de número 31 do relé de seta. Agora, à direita do capô, encaixe na parte de cima das tomadas brancas (podem estar amareladas devido ao tempo), os fios pretos com listras verdes e o preto com listra brancas. Um em cada tomada, prestando atenção nas cores dos fios que saem da parte de baixo da tomada. Geralmente, o fio marrom mais grosso é o da buzina. O mais fino deve ser ligado no “S” do relé de farol (peça arredondada de cor preta à direita do rádio). Finalmente, o azul é do relé de seta e deve ser ligado no 49A marcado no próprio relé.

Achou complicado? É um serviço mais simples do que parece. Se tiver dúvidas, escreva aqui. Estaremos prontos para ajudá-lo. Fique ligado nas próximas dicas.

Fonte: Barros Autopeças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *